Roberto Carlos não é a única "brasa" no Brasil
>> sexta-feira, 29 de maio de 2009
Por Janaina Amarante
É claro que devemos reconhecer todo o caminho andado por Roberto Carlos, na verdade, toda a “sorte” que ele obteve dentro do mercado fonográfico. No momento dos 50 anos de carreira do considerado “rei”, uma pobre criatura – eu - que não poderá e nem será ouvida pelo Roberto, aproveita para falar que ele nem é essas coisas todas para ser o brasileiro que mais vendeu discos no mundo.
São tantos especiais em sua homenagem, de uma idolatria tamanha, como se ele realmente fosse o melhor artista do Brasil. Antes aqueles em que ele se apoiou para subir na vida. Esquece-se do Sebastião Rodrigues Maia, Tim Maia, que ajudou Roberto colocando-o no seu grupo musical “Os Sputniks”. Aliás, foi com ajuda de Tim que Roberto Carlos conheceu Carlos Imperial, grande produtor musical que possuía um programa chamado “Clube do Rock”. Após a apresentação dos “Sputniks” no programa, o “rei” deu um jeitinho de dar um “pé na bunda” no grupo, ficar amigo de Carlos Imperial e se transformar em um produto: sorridente, com seu violão, cantando “Jailhouse Rock” do Elvis, em cima de uma lambreta rodeada por “brotos”. Se Roberto era o Elvis Presley, eu preferiria a Tim Maia que estava mais para o Little Richard.
São inúmeros os contemporâneos do “rei” que não são agraciados pela pujança de tantos especiais, só para citar alguns: Wilson Simonal, Jorge Ben, Chico Buarque, Edu Lobo, João Gilberto, Gilberto Gil, Caetano, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Carlos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Roberto Menescal, Nara Leão... E de alguns desses o Roberto procurava se enturmar, nas festinhas que aconteciam na casa da Nara Leão, quase sempre sem ter sido convidado e apresentado por Calos Imperial como o “futuro príncipe da bossa nova”, sendo que ele somente era branquinho, bonitinho e que cantava “igualzinho” a João Gilberto.
Roberto, não é nenhuma conspiração contra você, mas sim um manifesto em prol do reconhecimento mais amplo do que tivemos e ainda temos e que merece tantos especiais.