Roberto Carlos não é a única "brasa" no Brasil

>> sexta-feira, 29 de maio de 2009


Por Janaina Amarante


É claro que devemos reconhecer todo o caminho andado por Roberto Carlos, na verdade, toda a “sorte” que ele obteve dentro do mercado fonográfico. No momento dos 50 anos de carreira do considerado “rei”, uma pobre criatura – eu - que não poderá e nem será ouvida pelo Roberto, aproveita para falar que ele nem é essas coisas todas para ser o brasileiro que mais vendeu discos no mundo.

São tantos especiais em sua homenagem, de uma idolatria tamanha, como se ele realmente fosse o melhor artista do Brasil. Antes aqueles em que ele se apoiou para subir na vida. Esquece-se do Sebastião Rodrigues Maia, Tim Maia, que ajudou Roberto colocando-o no seu grupo musical “Os Sputniks”. Aliás, foi com ajuda de Tim que Roberto Carlos conheceu Carlos Imperial, grande produtor musical que possuía um programa chamado “Clube do Rock”. Após a apresentação dos “Sputniks” no programa, o “rei” deu um jeitinho de dar um “pé na bunda” no grupo, ficar amigo de Carlos Imperial e se transformar em um produto: sorridente, com seu violão, cantando “Jailhouse Rock” do Elvis, em cima de uma lambreta rodeada por “brotos”. Se Roberto era o Elvis Presley, eu preferiria a Tim Maia que estava mais para o Little Richard.

São inúmeros os contemporâneos do “rei” que não são agraciados pela pujança de tantos especiais, só para citar alguns: Wilson Simonal, Jorge Ben, Chico Buarque, Edu Lobo, João Gilberto, Gilberto Gil, Caetano, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Carlos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Roberto Menescal, Nara Leão... E de alguns desses o Roberto procurava se enturmar, nas festinhas que aconteciam na casa da Nara Leão, quase sempre sem ter sido convidado e apresentado por Calos Imperial como o “futuro príncipe da bossa nova”, sendo que ele somente era branquinho, bonitinho e que cantava “igualzinho” a João Gilberto.

Roberto, não é nenhuma conspiração contra você, mas sim um manifesto em prol do reconhecimento mais amplo do que tivemos e ainda temos e que merece tantos especiais.

2 comentários:

. 3 de junho de 2009 às 13:39  

Pô!
super concordo com esse manifesto aqui.Velho, tem tanta gente bem mais talentosa que ele que poderia receber esse titulo!Acho injustiça!
(nem acho ele essas coisas todas...)

GraU 26 de julho de 2009 às 15:55  

Poxa, eu concordo nega, eu sempre achei estranho, roberto carlos "já nasçeu rei", mas como? com gil caetano e chico e tantos outros, pura mídia essa coisa do roberto.


Parabéns pelas palavras

  © Blogger templates Romantico by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP