Baixo, Podre e Cruel (ou do meu encontro com Tadeus Kantor) - PARTE 2

>> quarta-feira, 15 de abril de 2009


Lembranças bergsonianas? Restituamos ao movimento sua mobilidade, à mudança sua fluidez, ao tempo sua duração. A metafísica tornar-se-á então a própria experiência. A duração revelar-se-á tal como é, criação contínua, um jorro ininterrupto de novidade. Um pós-drama, um além-teatro, nos levando a colisões dolorosas com as profundezas. Um sentido de rigor cósmico, crueldade. Artaud, sempre acompanhando e agora será uma companhia quase eterna, se assim se pode dizer:





O teatro é um ato superior porque pode reabrir o espaço virtual das formas e dos símbolos, alimentando e expandindo os conflitos.





Cadáveres, aberrações, fantasmas, miragens, alucinações. Um olhar sobre coisas belas, estranhas, problemáticas, terríveis e divinas. Duplos, transes, magias, poesias, sonhos. Perigo?! Sim, um desejo invencível do encontro com o medo “diante do mundo exterior, o medo diante de nosso destino, diante da morte, diante do desconhecido…” Um encontro com a Morte, esse é o convite de Tadeus. A CONDIÇÃO DA MORTE nos constitui o ponto de referência mais avançado que jamais foi ameaçado por nenhum conformismo:








DA CONDIÇÃO DO ARTISTA E DA ARTE

(Manifesto do Teatro da Morte, 1975)








...e depois de escrever sobre essa colisão sinto como se as coisas melhorassem,

como melhora para o moribundo que sabe que a qualquer instante irá morrer.










Corpos-sem-órgãos estreitam-se em abraços mortais.


Ranniery Moreira






A Classe Morta, um das encenações mais famosas, tem trechos disponíveis no You Tube, além de entrevistas com legendas em inglês. Clique AQUI para assistir.

3 comentários:

Cenarte 15 de abril de 2009 às 19:55  

perfeito perfeito! esse blog é digno de aclamações fervorosas e em breve será minha vez de contribuir com algo significativo.

=**

Cultura de Tofú 15 de abril de 2009 às 20:22  

dedos ansiosos, olhos brilhando de tanta fome!

Aquino Neto 16 de abril de 2009 às 20:19  

ta bacana isso hein =)
brigadão por add.vou add vc por lá tb
; *

  © Blogger templates Romantico by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP