Al Jolson, o eterno "The Jazz Singer".

>> domingo, 12 de abril de 2009


Por Janaina Amarante

Um rapaz natural da Lituânia, certa vez mirabolando sobre seus dotes artíticos ,decidiu que seria uma boa idéia ir aos Estados Unidos e talvez se tornar um dos grandes ícones da cultura popular do mesmo país.

O ser caricaturesco , risonho e sortudo desligou-se de suas asas judaicas e chegou até Washington, onde em pouco mais de 10 anos já tinha conseguido montar uma carreira como ator e cantor,recebendo grande destaque atuando na Broadway com a peça "La Belee Paree" em 1911.

Seu grande talento o levou para o cinema que o possibilitou de ser sempre lembrado por sua participação no primeiro filme falado da história (pode-se ouvir a voz de Jolson em algumas cenas) " The Jazz Singer" de 1927.




" The Jazz Singer" - Simplesmente uma das grandes produções cinematográficas dos anos 20, "The Jazz Singer" foi o filme precursor da linha "talkies". Tendo Al Jolson como ator principal, a produção superou qualquer espectativa que se poderia ter a partir da surpresa de se existir um filme que abrangesse a fala e o canto no cinema - aliás, que poderiam ser percebidos pelos espectadores.

Dirigido por Alan Crosland, "The Jazz Siger" é baseado em uma peça de mesmo nome e grande sucesso da Broadway em 1925. O filme conta a história de Jackie Rabinowitz que decide desafiar seu pai, na tentativa de mostrar o seu grande talento como cantor de jazz, - faz até questão de atingir o estado peculiar de pintar o rosto de negro para ser tal como os cantores de jazz norte-americanos - para isso , Jackie vai de encontro com as tradições judaicas de sua família, sendo expulso por seu pai ( um cantor litúrgico da sinagoga). Após alguns anos, agora conhecido como Jack Robin, o sucesso chega ao cantor, mas sem conseguir acabar com os conflios em relação a sua herança cultural.


Além de atingir o ápice de uma grande bilheteria (livrando a Warner Bros. da falência), o filme foi um dos primeiros a ganhar o Oscar numa premiação especial, juntamente com "The Circus", de Charlie Chaplin. E em 1998 foi considerado um dos melhores filmes norte-americanos de todos os tempos.

Um grande marco para a história do cinema e sem dúvida um grande filme para os apreciadores da 7° arte.


Elenco:


  • Al Jolson .... Jakie Rabinowitz (Jack Robin)
  • May McAvoy .... Mary Dale
  • Warner Oland .... Cantor Rabinowitz
  • Eugenie Besserer .... Sara Rabinowitz
  • Otto Lederer .... Moisha Yudelson
  • Bobby Gordon .... Jakie Rabinowitz (aos 13 anos)
  • Richard Tucker .... Harry Lee



Uma amostra da atuação de Al Jolson em "The Jazz Singer" :











0 comentários:

  © Blogger templates Romantico by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP