Clube da Esquina: Tudo o que podemos ser.

>> quinta-feira, 16 de abril de 2009



Ao se escutar uma boa música, pode-se criar uma miscelânia de imagens, às vezes de passagens da vida ou até mesmo a criação de situações que se gostaria de viver. Grandes canções despertam sentimentos afastados pela rotina e aqueles forçados a serem esquecidos. Honra extrema dos compositores e músicos que possuem em mãos tal capacidade de criação.





Um conjuto de músicas capazes de provocar as mais dívinas emoções são pertecentes a um certo grupo dos anos 60 chamado Clube da Esquina.




Club da Esquina: muitos impulsos e caminhos recontados; canções sobre o tempo observado de dentro; estórias formadas por sonhos que nunca poderiam acabar e não acabam. Encontro de aventureiros joviais e de riquezas estampadas nos rostos e corações.


Origem de encontros casuais numa velha rua de Belo Horizonte, onde acabara de chegar um rapaz chamado Milton Nascimento; outros apareceram e uniram-se. Agora,num grande grupo mais do que completo por Milton, Vermelho, Tavinho Moura, Toninho Horta, Beto Guedes, Márcio e Lô Borges e Fernando Brant - eis o Clube da Esquina. O clube de rapazes sentados na calçada, tocando violão à beira da encruzilhada de um bar, assoviando influências..."Pápá apaiá", o desenvolvimento memorável de melodias quase perfeitas.


Em 1972 finalmente fooi lançado o LP denominado "Clube da Esquina" - um grande feito para a MPB e simplesmente o 7° melhor disco Brasileiro de todos os tempos ( segundo uma pesquisa da revista Rolling'Stones) e em 1978 o coletivo de músicos se reúnem para completar o sucesso do 1° CD com o "Clube da Esquina 2".



No 1°, a ansiedade de descobrir o mundo fora de qualquer mundo que cada um carrega dentro de si e no 2°, o resultado de tudo o que foi descoberto.

Em mim, a causa foi um mergulho profundo entre as lembranças que ainda possuo, e o despertar imenso de vontades avassaladoras de recompor minhas vontades, minhas vontades com fôlego. Fez surgir em mim o "comigo só com fôlego para me seguir",nada mais do que mais que eu possa ter, além dos limites que a vida impõe.

Explore o "Clube da Esquina" ( aqui e aqui), pois, como diria Márcio Borges : "Os sonhos nunca envelhecem".





Por Janaina Amarante


3 comentários:

Aline Lisboa 18 de abril de 2009 às 08:13  

nunca escutei qualquer música deles, fica a dica
;)

. 21 de abril de 2009 às 16:20  

Muito bom a indicação Janas.
É um dos poucos cds hoje que me
quando escuto entro em outro mundo!


beijos preta!

Lays Vanessa 9 de setembro de 2009 às 12:07  

os sonhos, minha cara, nunca envelhecem.

  © Blogger templates Romantico by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP